quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Calor e aranhas

Ufa!!! Consegui! Meia hora depois, consegui abrir a página do blog para escrever este post! Como tudo por aqui, o acesso à Net é lento... muito lento... Ao que interessa: Angola é um país tropical. Todos sabemos. Eu também sabia. Mas só sabe o que é "calor tropical" quem já o sentiu. É que não tem nada a ver com o que eu imaginava. A temperatura média ronda os 30 graus. Nem é muito. Mas a humidade ronda os 90%! Resultado? Assim que se sai de um edifício ou carro com ar condicionado, o suor surge instantaneamente. Mas não é bem suor! Parece que a humidade do ar converge toda para o corpo e roupa. Em particular para os óculos, que embaciam instantaneamente. Um copo cheio de gelo transforma-se em água em poucos minutos. E isto é o que acontece à manteiga, em minutos, à temperatura ambiente: A fauna mais assustadora por cá não são os leões, os elefantes, os hipopótamos, os crocodilos ou os tubarões (todos eles estão cá, embora, felizmente, não tenha ainda visto nenhum). O mais assustador são os mosquitos. São estes os fdp responsáveis pela malária. Passamos a vida a dar palmadas no ar. É isso ou a malária! Mas, como recentemente descobri, não são os únicos insectos macabros. Para entrar no parque de estacionamento do hotel, tenho que passar por um pequeno túnel. Quando o fazia anteontem, passou qualquer coisa pelo meu campo de visão, sobre o pára-brisas. O meu colega "co-piloto" disse que era uma aranha. Como estava a conduzir, nem vi o que era. Quando entro no parque, paro e abro o vidro para falar com o guarda. Assim que arranco, entra-me pela janela uma coisa com cerca de 5 a 7 cm de envergadura. Eu, que até nem me chateio muito com aranhas, escancarei a porta e saltei para fora do carro imediatamente! Pena ter ficado tão embasbacado que até me esquecei da máquina fotográfica. Fica apenas a minha palavra: maior que aquilo só as tarântulas das pet shops... Para terminar, uma curiosidade. Já fora de horas, eu sei, mas acreditem que vale a pena. Leiam este Guia Eleitoral do Gato Fedorento. Simplesmente genial!...

5 comentários:

Anónimo disse...

Após uma primeira "blogada" muito genérica em que conseguiu dizer bem das praias e da comida angolana, mr.X desanca desalmadamente em tudo o que mexe, em tudo o que vê e sente deste país africano. Então esse divertimento? Pára de brincar com aranhas, ó tarado!

Anónimo disse...

Com essa humidade toda, mesmo um desumidificador está fora de questão...
Folgo em saber que apesar do trabalho, ainda há tempo para ir à praia!
Termino com um conselho de um tipo que está habituado ao sol, ao calor e à estrangeirada:"
Don't forget to put the cream!".

Anónimo disse...

Não tens a Chita, e então substituis a gata por uma aranha ? Já tou a ver... a gata arranha, enquanto a aranha faz cociguinhas com as patitas, né ? A Susy que saiba..... :D

Anónimo disse...

Mennnnnn....nao desdenhes do quentinho....aqui nao cai orvalho mas faz um fio do caraças!!!Há dois dias que nao tiro o cu da cama por causa da febre...por tanto vai gosando o quentinho...nao deixes os mosquitos chupar muito....e a aranha...qual delas era naquela praia??? Abraços fica bem!!! Nuno

Anónimo disse...

Então men? Tou a ver que a vida pacata em Luanda continua e que o exército de mosquitos (os denominados de FDP e não FCP) continuam a maçacra-te o juízo. Por aquilo que estás a passar, quase te posso passar um certificado de "Possível Turista para visitar a Índia".

Contiua a escrever... a sério que me divirto a ler.