quarta-feira, janeiro 06, 2010

gcontactsynch – Sincronize-se!

IN pplware

Mais uma vez venho falar maravilhas dos produtos Google, mas desta vez graças a uma ferramenta externa. Cada vez mais estamos a fazer da Google o ponto central da nossa vida informática. Entregámos-lhe a gestão das nossas contas de email, a gestão dos nossos contactos, o nosso calendário e por ai fora… Mas até agora não tenho tido razões de queixa. Ainda não se tornaram demasiado intrusivos e controladores.
Falemos agora menos bem! Quem concebeu a gestão dos nossos contactos devia ter-se lembrado que por vezes podemos ter de nos sincronizar com outros software ou com equipamentos externos. E ter de fazer esse trabalho à mão é no mínimo enfadonho. Mas felizmente temos o gcontactsynch.




Passamos portanto a ter a possibilidade de sincronizar o nosso Outlook com o Google Contacts e fazer esse sincronismo de forma periódica e sem qualquer intervenção manual.
Basta inserirmos os dados da nossa conta de Gmail (ou Google Apps) e ele trata de tudo o resto. Indiquem apenas a periodicidade do sincronismo e quem pretendem que seja o original em caso de conflito e está pronto a sincronizar.
Podemos controlar o processo através de uma janela de log que nos vai mostrando o número de contactos sincronizados e eventuais erros que surjam.

Apesar de estar ainda numa fase muito beta esta ferramenta cumpre já um objectivo por mim muito esperado e que era a sincronização dos contactos entre o Gmail e o Outlook.
Caso não consigam fazer essa sincronização verifiquem se estão a colocar a palavra chave correcta. Foi um dos bugs que descobri! Tinha a palavra chave errada e o programa não se queixava, apesar de não conseguir fazer a sincronização.
Para todos aqueles que esperaram e desesperaram eis uma luz ao fundo do túnel!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: gcontactsynch 0.9.1.0 [377KB]
Homepage: gcontactsynch
Aleluia!!! It's a shame that Google itself doesn't promote integration with Office :(

Sem comentários: